Novo Google Analytics x Antigo Google Analytics. FIGHT!

promo-aprova

Mais novo nem sempre é melhor. Prova disso é o novo Google Analytics. Não me refiro à interface, que melhorou, e o recurso de tempo real é simplesmente genial. Mas alguns recursos antes disponíveis simplesmente sumiram. Se já existia, não entendi porque se deram ao trabalho de eliminar. Já havia lido algo sobre o assunto mas ainda não tinha sentido muita falta, até começar a utilizá-lo com um pouco mais de profundidade. Nada muito avançado, porém são informações importantes.

Analytics Antigo
Tendências do Visitante? Já era. Gráfico de barras diário? Já era. (clique para ampliar)

Uma das faltas é a opção TENDÊNCIAS DO VISITANTE, VISITAS, que mostrava num gráfico em forma de barras, as visitas separadas por dia, com números absolutos e porcentagem. Isto é, mesmo selecionando um período de sete dias, era possível visualizar o número de visitas em cada dia, separadamente. No novo Analytics, só é possível ver as visitas de um único dia se você selecionar apenas este dia, ou então passando o mouse sobre o gráfico padrão. Porém, se for necessário enviar um relatório em PDF, a opção de passar o mouse em cima já era.

Relatório de Horas Google Analytics
Relatório de horas por período no Google Analytics antigo. Indisponível atualmente.

Ainda dentro de TENDÊNCIAS DO VISITANTE, VISITAS, ao gerar um gráfico por hora, não há mais a possibilidade de gerar um gráfico que indique as horas mais visitadas naquele período. O novo Anaytics mostra apenas as horas com mais visitas em cada dia, separadamente. Num período de sete dias, se o usuário quiser visualizar a hora que mais gerou visitas, no Analytics antigo já era indicado no gráfico, enquanto que no Analytics novo, é preciso somar o número de visitas de cada hora, em cada dia e, assim, descobrir a hora que teve mais visitas no período todo. Que empenho, não?

Relatório de horas no novo Google Analytics
Agora só é possível ver qual a hora acessada em cada dia e não no período.

Ao menos ainda existe a possibilidade de continuar consultando o antigo Analytics. Mas acaba sendo um pouco incômodo essa mudança constante, já que a nova interface oferece novos recursos.

 

E você conhece mais algum recurso que foi desabilitado no novo Analytics? Gostaria, com a sua ajuda, de fazer uma lista dos problemas do novo Analytics. Deixe sua opinião nos comentários.

 

ATUALIZADO EM 03/08/2012

É gente. Estava bom demais para ser verdade. Parece que o antigo Analytics foi abolido definitivamente. Não sei quando isso aconteceu, mas fui procurar a função para alternar no rodapé da página, que era onde estava e… NADA. Sumiu. O pior é que as funções que eu citei neste post continuam ausentes no novo Analytics. Portanto, se você precisava delas, se fudeu.

Se você sabe como gerar as informações citadas neste post, por favor, compartilhe.

 

promo-aprova

5 thoughts on “Novo Google Analytics x Antigo Google Analytics. FIGHT!

  1. Okay, to vendo que não sou só eu que estou louca procurando o botão pra versão antiga… mas meu caso nem são os relatórios pois tínhamos relatórios personalizados e estes vieram e funcionam…

    Só que o resultado em XML também foi retirado e também não entendo porque… se já estava lá, pronto. =/

    1. Enquanto o Adwords fica cada vez mais simples até para leigos, mesmo tendo mais recursos, o Analytics vai complicando a vida de todos. Parece que o time de Analytics não quis ouvir muito a opinião dos usuários para esta nova versão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s