Botão do Google +1 e AdChoices ajudam, mas atrapalham.

Muita gente já deve ter reparado que no canto dos anúncios gráficos da rede de displays do Google, muitas vezes aparecem um +1 e um “i” ou uma espécie de botão “play”. Além de identificar um anúncio do Google, eles servem para segmentar os anúncios que vão aparecer para os usuários. Ao clicar no +1, por exemplo, o usuário declara que gostou do anúncio e, com isso, o Google tende a mostrar anúncios com melhor qualidade para este usuário.

A ideia é boa, mas além dos problemas já conhecidos relativos a privacidade, bolha informacional, etc, tem um problema que até então não vi ninguem falar: o lado do anunciante.

Anunciante_Sumiu
Aqui a caca está feita. Cadê o nome do anunciante?

Estes elementos ficam por cima dos anúncios. Mesmo estando nos cantos e, no caso do +1, sendo possível fechar, acabam prejudicando a visualização e desviando a atenção.

Um único número de telefone ou uma única letra de uma url que fica escondida pode prejudicar todo anúncio e, quiçá, um negócio.

anúncio do google
Com os ícones fechados. Não parece tão ruim.

O Google sequer menciona estes ícones nas especificações dos anúncios, o que pode causar muitos transtornos. Até existe uma página

bem escondida na Ajuda do Adwords, mas só cita o tamanho do ícone quando está em inglês. Portanto, para ajudar, seguem algumas orientações:

– O ícone AdChoices (também visualizado como “Anúncios Google“) aparece somente do lado direito, no canto superior ou inferior e tem as seguintes dimensões:

Fechado: 23 x 18 pixels
Expandido: 23 x 18 pixels

– O ícone +1 aparece somente no canto inferior esquerdo e seu tamanho varia de acordo com o tamanho do banner. Não achei as medidas em lugar nenhum, infelizmente.

anúncio do google
E agora? O que acha?

Mesmo não tendo essas medidas, acho que vale o alerta. Caso tenha alguma informação muito importante, deixe uma margem e, depois de publicado, verifique nos sites se seu anúncio está sendo exibido como o esperado.

Se você tiver as medidas, compartilhe nos comentários. Enquanto o Google não ajuda, vamos nos virando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s